Um bom molho de manteiga de alho e cebola, com orégano, salsa, louro e pimenta calabresa é tudo que você precisa para assar um frango suculento
📝 Você sabia?
No preparo do frango assado, os temperos do “besunte” variam de família em família. Mas, em geral, não tem segredo: um bom mix de ervas embebidas na gordura boa da manteiga e do azeite, espalhado em toda superfície da carne branca, por dentro e por fora, traz o que a gente quer: suculência, aroma e sabor. Esse processo delicioso de espalhar com as mãos pode ser prático e rápido com o tempero alhão. Piscou, temperou.
🧄 Ingredientes
- Frango inteiro de 2kg
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- Caldo de 1 limão
- Uma dose de vinho branco seco
- 5-8 colheres de Tempero Completo Alhão
- Sal grosso temperado com ervas finas Alhão
🥣 Como preparar
- Retire os miúdos do frango e, com uma faca afiada, retire o excesso de gordura.
- Lave bem o frango, e seque em seguida com papel toalha.
- Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo, por alguns segundos.
- Derrame a manteiga derretida numa cumbuca e misture com azeite, vinho branco seco e suco de limão. Espalhe a mistura em todo o frango, sob a pele e dentro da cavidade.
- Em seguida, faça o mesmo com Tempero Completo do Alhão, esfregando bem esse mix com pedacinhos naturais de alho, cebola, orégano, salsa, louro e pimenta calabresa, em toda superfície do frango, para não deixar nenhuma parte sem sabor. Lembre-se de lambuzar a cavidade do frango também! Queremos cada centímetro coberto de sabor.
- A última camada é de Sal Grosso Com Ervas Alhão. Salpique o sal grosso com a mão numa quantidade generosa.
- Introduza os ramos de alecrim e de tomilho na cavidade do frango, junto do caldo de limão.
- Reserve e, para obter um sabor mais acentuado, deixe o frango descansar nesse tempo por duas ou três horas. É só manter na geladeira coberto com filme plástico.
- Passado o tempo do descanso, traga o frango de volta para cozinha e agora é só pôr num refratário e levar ao forno pré-aquecido a 220ºC, por 1h30, até dourar e ficar crocante. Mas um detalhe para ele não ficar seco: module a temperatura. Nos primeiros 15 a 20 minutos, mantenha o fogo alto, reduzindo para temperatura média (por volta de 180°C) até o final.
- Depois de assado, outra dica para ganhar suculência: deixe o frango descansar por 15 minutos coberto em papel alumínio, e sirva em seguida.
- Acompanhe com puré de batata cremoso e uma bela salada verde.
Tudo muito gostoso!



