Sabia que o alho inteiro é mais suave do que picado ou triturado? No arroz, cozinhar os dentes sem picá-los traz uma delicadeza ao prato e uma surpresa na mordida.
Você sabia?
Essa é a receita da Dona Loli, a sócia-fundadora do Alhão. Na casa da família, a receita chama “Arroz Amor de Mãe”. É um sucesso! O segredo está na abundância de dentes de alho: cinco para 2 xícaras de arroz! Sim, é bastante. Mas como o alho inteiro libera menos alicina, o resultado é, surpreendentemente, mais suavidade.
A alicina, responsável pelo sabor e o aroma marcantes do alho, é liberada quando as células da hortaliça se rompem. Então, já fica a dica: se quer um sabor mais intenso, pique, triture ou esmague. Agora, se o objetivo for um toque aromático sutil, o dente inteiro é a melhor pedida.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de arroz
- 4 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
- 6 dentes inteiros de Alhão – pacote de 100g, 200g ou 500g
- 1 colher (chá) de sal
Como preparar
- Numa chaleira, ferva 4 xícaras (chá) de água.
- Em paralelo, aqueça uma panela média com o fogo baixo. Assim que estiver aquecida, regue com azeite e refogue os dentes de alho inteiros e descascados. Fique de olho: não deixe os dentes passarem do ponto, senão eles amargam. Qual é o ponto? Douradinho!
- Quando os dentes estiverem brandamente refogados e dourados, acrescente o arroz e mexa bem. Mexer em fogo baixo vai te ajudar a conseguir um arroz com grãos bem soltinhos.
- Regue o arroz com as 4 xícaras (chá) da água fervente do primeiro passo.
- Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio. A partir daí, não precisa mexer mais.
- Agora a dica para o arroz não empapar: assim que a água chegar no nível dos grãos de arroz, passe a cozinhar em fogo baixo e tampe a panela, deixando uma frestinha de saída de ar. Aí é só esperar até que a água evapore e o arroz ainda se mantenha úmido.
- Desligue o fogo e feche totalmente a tampa, deixando o arroz descansar por 5 minutos.
- Surpreenda-se com a combinação elegante da maciez do alho com os grãos soltinhos de arroz.Ceviche de tilápia na pasta de alho



