Bacalhau cozido lentamente na gordura do azeite temperado com alho e especiarias é mais fácil do que se imagina. E o resultado é uma textura bem macia e úmida, com tempero embebido no peixe.
📝 Você sabia?
Bacalhau é um dos pratos portugueses mais populares no Brasil, e sempre vem acompanhado de alho, é claro. Mas seu preparo, seja cozido ou assado, tem alguns segredos para não secar demais a carne. Nessa receita, ingredientes simples e o bom e velho tempo para cozinhar em fogo baixo descomplicam a arte de cozinhar e trazem um resultado macio e suculento.
🧄 Ingredientes
- 2 lombos de bacalhau
- 1 litro de azeite
- 1 cabeça de alhão
- 1 folha de louro
- 1 maço de alecrim
- 1/2 haste de tomilho
- 1 colher (chá) de grãos de pimenta
- 500g de batatinhas
- 1 colher (sopa) de Sal
- 250 g de tomatinho cereja
- 2 colheres (sopa) de Alhão Frito.
🥣 Como preparar
- Dessalgue ou descongele os lombos ou postas de bacalhau, e coloque-os numa panela grande (tacho ou caçarola, por exemplo), cobrindo totalmente com azeite.
- Corte uma cabeça de Alhão ao meio, sem separar os dentes. Coloque o bulbo na caçarola com a folha de louro, alecrim, tomilho e os grãos de pimenta.
- Em fogo baixo, cozinhe o bacalhau com o azeite em alho e especiarias durante 30 minutos. Fogo baixo é importante para não elevar demasiadamente a temperatura do azeite – sem alterar o sabor, e cozinhar lentamente a carne para que fique mais macia.
- Enquanto o bacalhau cozinha, coloque as batatinhas inteiras em água fervente com sal e cozinhe até ficarem tenras. 18 minutos devem ser suficientes.
- Depois de cozidas, tire as batatas da panela, escoe e se prepare pra luta. Ao típico costume português, dê um “murro” nas batatas com a mão cerrada. Não precisa colocar muita força. É um gesto delicado só para abrir ligeiramente a pele da batata. Reserve e salpique Alhão Frito e, se precisar, um pouco mais de sal.
- Com uma concha, coloque o azeite do bacalhau numa frigideira larga e deixe aquecer. Introduza as batatas para dourar dos dois lados.
- Aqueça mais um pouco de azeite do bacalhau na frigideira, acrescente o tomate (com a rama!) e salteie (cozinhar brevemente em fogo alto com movimentos constantes), durante 2 minutos.
- Sirva o bacalhau, acompanhado de batatas ao murro e tomates, regado com uma dose generosa de azeite.
Tudo muito gostoso!



